Foto: Pedro Piegas (Diário)
A próxima semana terá muita umidade, calor e chuva forte na maior parte do Rio Grande do Sul. Conforme o meteorologista Lucas Cantos, da Somar Meteorologia, a previsão indica que deve chover na Região Central do Estado, pelo menos, até o dia 21 de janeiro.
Vice-prefeito promete resolver alagamentos de Santa Maria em 2 anos
Segundo o meteorologista, há condição para elevados volumes de água e mais transtornos, como alagamentos e deslizamentos em áreas já encharcadas pelas chuvas que vêm ocorrendo desde a última semana, assim como queda de granizo.
- Na terça-feira, chega uma nova frente fria ao Estado. Só que essa frente fria não vai trazer vento frio e sim muita chuva e risco de temporais. Por não trazer vento gelado, a temperatura permanece alta, com sensação de abafamento - destaca Cantos.
Governador garante recursos para hospitais e recuperação de estradas em cidades alagadas
Na segunda, a chance de chuva é pela parte da tarde. Na terça e quarta-feira, será alto o risco de temporal na região, com ventos passando dos 50km/h. De acordo com Cantos, os valores esperados de chuva deverão oscilar entre 65 e 80 milímetros na região. De quinta até domingo, a tendência é de que o tempo amanheça firme, mas ao longo do dia a instabilidade deve voltar, provocando chuvas que podem variar de intensidade dependendo da área.
Nos últimos dias, o acumulado de chuva passou dos 100 milímetros em todas as cidades da Região Central, segundo a Somar. Em São Gabriel, o volume chegou a 400mm em 72 horas, obrigando moradores a deixarem as suas residências. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que essa foi a maior precipitação de chuva desde 2003 na cidade.
A TEMPERATURA NA REGIÃO:
SEGUNDA
- Mínima: 22ºC
- Máxima: 30ºC
TERÇA
- Mínima: 23ºC
- Máxima: 32ºC
QUARTA
- Mínima: 23ºC
- Máxima: 31ºC
QUINTA
- Mínima: 23ºC
- Máxima: 29ºC
SEXTA
- Mínima: 22ºC
- Máxima: 30ºC